Relacional
Introdução
Explorando a relação entre classes e entidades
Introdução
O conceito de "relacionamento" no contexto de ORM (Object-Relational Mapping) com JPA (Java Persistence API) refere-se à maneira como as entidades (ou objetos) Java são associadas entre si de forma que essas associações se reflitam na estrutura relacional do banco de dados. Ou seja, o JPA mapeia as relações entre classes Java para as relações entre tabelas no banco de dados, permitindo que operações como inserir, atualizar, deletar e consultar dados em um banco de dados sejam feitas de maneira mais natural usando objetos. Abaixo vamos listar e ilustrar respectivamente os meios de relacionamentos disponíveis na especificação JPA trazendo uma dinâmica com situações ilustrativas para melhor entendimento.
- OneToOne: Relacionamento entre duas tabelas considerando apenas uma única ocorrência relacional, exemplo: Um limite de crédito só pode estar associado a um único cliente.
- ManyToOne relacionamento entre duas tabelas onde um objeto a entidade associada exista e um ou vários objeto da entidade principal, exemplo: Uma profissão pode estar associada a um ou vários clientes.
- OneToMany relacionamento entre duas tabelas onde um objeto da entidade principal contém uma relação com um ou vários objeto da entidade associada, exemplo: Um cliente pode conter uma lista de um ou vários endereços.
- ManyToMany relacionamento entre tabelas necessitando de uma terceira tabela para que os objetos das duas entidades se co-relacionem, exemplo: Um filme pode conter vários atores assim um ator pode ter protagonizado vários filmes.
Se preferir, após concluir os conteúdos das anotações citadas acima, assista o nosso vídeo complementar sobre JPA - Anotações Relacionais logo abaixo.
JPA - Anotações Relacionais