Arrays
Introdução
Arrays Introdução
Consideramos também um array, como um grupo de posições reservadas na memória para armazenar elementos localizados através de um índice que se inicia com zero. Veja a imagem ilustrativa abaixo:
Agora vamos ilustrar a criação de um array considerando a inserção dos elementos nos respectivos índices conforme imagem acima.
public class Arrays {
public static void main(String[] args) {
Integer [ ] array = new Integer[6];
array [0] = 2;
array [1] = 4;
array [2] = 10;
array [3] = 5;
array [4] = 15;
array [5] = 3;
}
}
Dismistifcando linha por linha o algorítimo ilustrado acima:
- Na linha 3 é declarada uma variável denominada
array
que representará um conjunto de inteiros. - Também na linha 3, identificamos a criação
new
de um conjunto de inteiros que suportará 6 elementos. - Nas linhas 5 até 10 informamos que cada posição do conjunto receberá um valor correspondente.
Simples hein? Agora que você já aprendeu como declarar, criar e atribuir os elementos em um array
, que tal obter um determinado elemento correspondente ao índice informado?
System.out.println("Qual será o valor existente no índice 3?\nO elemento é:" + array[3]);
🔔 Atenção
Índice vs Posição, é muito comum confundirmos a identificação dos elementos considerando uma determinada posição e seu respectivo índice em um conjunto. Para acabar com esta confusão, a regra é bem simples: Posíção considera a numeração convencional iniciando com 1 (um), já o índice na linguagem Java, é iniciado pelo valor 0 (zero).
Índice vs Posição, é muito comum confundirmos a identificação dos elementos considerando uma determinada posição e seu respectivo índice em um conjunto. Para acabar com esta confusão, a regra é bem simples: Posíção considera a numeração convencional iniciando com 1 (um), já o índice na linguagem Java, é iniciado pelo valor 0 (zero).
Para dominarmos os conceitos básicos quanto ao uso de arrays na linguagem Java é necessário também estarmos cientes de mais algumas regras adicionais.
// é obrigatório determinar o tamanho do array
Integer [ ] errado = new Integer[];
// tamanho definido em 6
Integer [ ] certo = new Integer[6];