Sintaxe

Anatomia

Java Sintaxe Anatomia

Um dos principais recursos que utilizamos no paradigma de orientação a objetos são as classes, com elas podemos abstrair e criar representações do mundo real para o código.

MinhaClasse.java
public class MinhaClasse {

  //SEU CÓDIGO AQUI

}
  • 99,9% das nossas classes iniciarão com public class.
  • Toda classe precisa de nome, exemplo MinhaClasse.
  • Após o nome, precisamos definir o corpo { } onde iremos compor nossas classes com atributos e métodos.
public class MinhaClasse {
  // Corpo da classe

  void metodoUm() {
    // Corpo do método chamado metodoUm
    int umaVariavelInterna = 1;
    //esta variável só pode ser acessada até aqui
  }

  // Corpo da classe novamente
  int umaVariaval;
  
  void metodoDois() {
    umaVariaval = 5;
  }

  void metodoTres() {
    umaVariaval = 10;
    umaVariavelInterna = 5; // erro
  }

  void metodoQuatro() {
    System.out.print("O valor da variável umaVariaval é: " + umaVariaval);
  }
}

Sempre que for iniciar o estudo e prática de um conceito da linguagem, você se depará com esta estrutura de código inicial.

public class MeuPrograma {
  public static void main(String[] args) {
    //vamos testar 
  }
}
  • É de suma importância, que agora você consiga se localizar dentro do conjunto de chaves { } existentes em sua classe.
  • Dentro de uma aplicação, recomenda-se que somente uma classe possua o método main, responsável por iniciar todo o nosso programa.
  • O método main recebe seu nome main, sempre terá a visibilidade public, será definido como static, não retornará nenhum valor com void,e receberá um parâmetro do tipo array de caracteres String[].

Padrão de nomenclatura

Quando se trata de escrever códigos na linguagem Java, é recomendado seguir algumas convenções de escrita. Esses padrões estão expressos nos itens abaixo:

  • Arquivo .java: Todo arquivo .java deve começar com letra MAIÚSCULA. Se a palavra for composta, a segunda palavra deve também ser maiúscula, exemplo:
    Calculadora.java, CalculadoraCientifica.java
  • Nome da classe no arquivo: A classe deve possuir o mesmo nome do arquivo .java, exemplo:
// arquivo CalculadoraCientifica.java
public class CalculadoraCientifica {

}