Enums
Enum, é um tipo especial de classe, onde os objetos são previamente criados, imutáveis e disponíveis por toda aplicação. Usamos Enum, quando o nosso modelo de negócio contém objetos de mesmo contexto, que já existem de forma pré-estabelecida com a certeza de não haver tanta alteração de valores.
Enums
Exemplos:
- Grau de Escolaridade: Analfabeto, Fundamental, Médio, Superior;
 - Estado Civil: Solteiro, Casado, Divorciado, Viúvo;
 - Estados Brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão.
 
Enquanto que uma constante é uma variável de tipo com valor imutável, enum é um conjunto de objetos já pre-definidos na aplicação.
Como um enum é um conjunto de objetos, logo, estes objetos podem conter atributos e métodos. Veja o exemplo de um enum, para disponibilizar os quatro estados brasileiros citados acima, contendo informações de: Nome, Sigla e um método que pega o nome do de cada estado e já retorna para todo maiúsculo.
// Criando o enum EstadoBrasileiro para ser usado em toda a aplicação.
public enum EstadoBrasileiro {
    SAO_PAULO ("SP","São Paulo"),
    RIO_JANEIRO ("RJ", "Rio de Janeiro"),
    PIAUI ("PI", "Piauí"),
    MARANHAO ("MA","Maranhão") ;
    
    private String nome;
    private String sigla;
    
    private EstadoBrasileiro(String sigla, String nome) {
        this.sigla = sigla;
        this.nome = nome;
    }
    public String getSigla() {
        return sigla;
    }
    public String getNome() {
        return nome;
    }
    public String getNomeMaiusculo() {
        return nome.toUpperCase();
    }
    
}
Boas práticas para criar objetos Enum
- As opções (objetos), devem ser descritos em caixa alta separados por underline (_), ex.: OPCAO_UM, OPCAO_DOIS;
 - Após as opções, deve-se encerrar com ponto e vírgula ";" ;
 - Um enum é como uma classe, logo, poderá ter atributos e métodos tranquilamente;
 - Os valores dos atributos, devem já ser definidos após cada opção, dentro de parênteses como se fosse um new;
 - O construtor deve ser privado;
 - Não é comum um enum possuir o recurso setter(alteração de propriedade), somente os métodos getters correspondentes.
 
Agora NÃO precisaremos, criar objetos que representam cada estado, toda vez que precisarmos destas informações, basta usar o enum acima e escolher a opção (objeto), já pré-definido em qualquer parte do nosso sistema.
// qualquer classe do sistema poderá obter os objetos de EstadoBrasileiro
public class SistemaIbge {
    public static void main(String[] args) {
        //imprimindo os estados existentes no enum
        for(EstadoBrasileiro uf: EstadoBrasileiro.values() ) {
           System.out.println(uf.getSigla() + "-" + uf.getNomeMaiusculo());
        }
        
        //selecionando um estado a partir das opções disponíveis
        EstadoBrasileiro ufSelecionado = EstadoBrasileiro.PIAUI;
        
        System.out.println("O estado selecionado foi: " + ufSelecionado.getNome());
    }
}
valueOf
O método valueOf converte uma String em um elemento contido no Enum considerando o valor literal correspondente a identificação de um dos elementos, exemplo:
// qualquer classe do sistema poderá obter os objetos de EstadoBrasileiro
public class SistemaIbge {
    public static void main(String[] args) {
        
        String nomeEstado = "PIAUI";
        //se não tiver garantia que será maiusculo, acione o método toUpperCase()
        EstadoBrasileiro ufSelecionado = EstadoBrasileiro.valueOf(nomeEstado);
        
        System.out.println("O estado selecionado foi: " + ufSelecionado.getNome());
    }
}